Um dos maiores desafios para quem presta serviços de alimentação é aumentar a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, a gestão de custos em restaurantes tem um papel fundamental na melhora e manutenção das margens de lucro.
Uma gestão de custos eficiente não é um processo tão simples, pois envolve diversas variáveis importantes, desde fornecedores até melhorias nos processos internos. Pensando nisso, preparamos este material com algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil. Continue a leitura e confira a seguir!
Como fazer a gestão de custos em restaurantes de forma eficiente?
Antes de mais nada, é importante saber a diferença entre custos fixos e custos variáveis. Classificar os gastos é fundamental para que se possa conhecê-los e, dessa forma, atuar sobre a sua gestão.
Os custos fixos são aqueles que não estão diretamente ligados à atividade fim da empresa. Logo, eles não sofrerão impacto se as vendas aumentarem ou diminuírem.
No caso dos restaurantes, alguns exemplos de custos fixos são o aluguel do espaço, o salário do pessoal da administração, os gastos com limpeza e conservação, entre outros semelhantes. O fato de o restaurante faturar mais ou menos não exercerá nenhuma influência sobre os valores desses custos.
Já os custos variáveis são aqueles que têm ligação direta com a atividade. Ou seja, eles aumentarão à medida que o restaurante fature mais, e diminuirão no caso de menor atividade. Nesse grupo, classificamos os insumos para a cozinha, gás, remuneração de pessoal extra (quando for o caso) e assim por diante.
E por que é importante saber a diferença entre ambos?
O motivo é simples: os custos variáveis são os que podem ser geridos de forma mais flexível. Em outras palavras, é mais fácil trocar de fornecedor para baratear determinado insumo do que trocar de ponto comercial quando o aluguel se torna muito caro, por exemplo. Por isso, ao classificar corretamente os custos, é possível direcionar melhor os esforços no sentido de tornar mais eficiente a gestão de custos em restaurantes.
Dito isso, vejamos agora algumas formas de tornar mais eficiente a gestão de custos:
1 – Tenha bons fornecedores
Esse é um ponto básico para uma gestão de custos eficiente. Além da qualidade dos produtos e da segurança da procedência, um bom fornecedor é aquele com o qual se pode contar com regularidade. Ou seja, é preciso que o parceiro ofereça a segurança de reposição de seus produtos com a regularidade necessária para o giro do negócio.
Outro ponto importante em relação aos fornecedores é a facilidade de negociação. Nesse sentido, preços diferenciados mediante determinado volume de compras, descontos e bonificações são alguns exemplos de negociações importantes para a gestão de custos.
2 – Padronize os processos de produção
Quando se fala em gestão de custos, a padronização é importante em qualquer segmento. No caso dos restaurantes, o melhor exemplo são os processos de produção na cozinha.
Se o estabelecimento não tem processos padronizados, provavelmente haverá desperdício de insumos e o tempo de produção também será comprometido. Por isso, é fundamental que seja feito um treinamento com toda a equipe de produção. Isso garantirá desde a execução dos pratos de acordo com as fichas técnicas até os procedimentos de conservação de alimentos.
3 – Tenha um bom controle de estoques
O controle de estoques serve tanto para monitorar o giro dos insumos e evitar desabastecimento quanto para não ter perdas com produtos perecíveis. Ou seja, além de controlar as quantidades, deve-se prestar muita atenção também às datas de validade.
Muitas vezes, é possível obter bons descontos ao comprar mercadorias próximas do vencimento. No entanto, se esses insumos não girarem no prazo necessário, haverá perda financeira, e isso somente é evitado quando se conhece e se administra bem os estoques.
4 – Mantenha registros contábeis
Se você não tem registros contábeis do seu estoque, dificilmente conseguirá calcular o preço de venda adequado.
É muito comum que empreendedores conheçam muito sobre o negócio e não estejam aptos a lidar com questões contábeis. Porém, isso não é um problema, pois existe a contabilidade consultiva, totalmente adaptada às necessidades de cada empresa.
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