Como abrir uma loja de cosméticos: 5 dicas essenciais

Se você está pensando em abrir uma loja de cosméticos, saiba que esse segmento tem se mantido em alta no Brasil há alguns anos.

Apesar das adversidades de nossa economia, o setor de perfumaria e cosméticos tem se mostrado resistente a crises. Prova disso foi o desempenho dessa indústria no ano passado, que cresceu 5,8% em relação a 2019. Nesse sentido, as maiores altas ficaram por conta de produtos de cuidados com a pele, perfumaria e shampoos.

Como abrir uma loja de cosméticos

A seguir, separamos 5 dicas para ajudar na montagem da sua loja de cosméticos. Confira!

1 – Defina o foco do negócio

Uma loja de cosméticos pode trabalhar com diversos itens ou ter foco em um determinado grupo de produtos, como maquiagens, produtos para cabelo ou perfumaria, por exemplo. Outra possibilidade é trabalhar uma determinada marca (como uma franquia) ou, ainda, atender um público específico, como profissionais da beleza.

Por isso, o primeiro passo é decidir qual foco a loja terá. Isso é importante para criar a identidade do negócio e para elaborar o planejamento estratégico. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado para conhecer o público-alvo e atender corretamente às suas demandas.

2 – Faça o planejamento estratégico

Definido o foco, é hora de fazer o planejamento estratégico do negócio. Esse é um ponto crucial, pois é a partir desse plano que você terá noção da dimensão do negócio e de tudo o que precisa para iniciar e manter a loja em funcionamento.

O planejamento estratégico é feito de várias etapas, como:

– definição do público-alvo;

– dimensão do negócio;

– análise da concorrência;

– investimento necessário para a estrutura e para o capital de giro;

– entre outros.

Quanto mais detalhado for esse plano, mais você terá segurança sobre o seu negócio e maiores serão as suas chances de sucesso. É importante lembrar que o plano de negócios deve conter datas para que ele realmente seja útil na gestão do empreendimento.

3 – Defina o formato jurídico da empresa

Com o plano de negócios pronto, você precisa definir o formato jurídico do seu negócio. Para quem deseja empreender sozinho, existem três formatos societários: o MEI (Microempreendedor Individual), o EI (Empresário Individual) e a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Nesse momento, o ideal é buscar uma assessoria contábil especializada, pois o contador é o profissional que melhor poderá orientá-lo na escolha do tipo jurídico e no regime tributário. É melhor investir em uma assessoria para já começar da forma correta, do que vir a ter problemas depois com o fisco ou mesmo com licenças legais necessárias para a abertura do negócio.

4 – Escolha o ponto comercial

Agora que você já fez o plano de negócios e já sabe o quanto terá disponível para gastar, é o momento de escolher onde abrirá a loja. Tão importante quanto à qualidade do imóvel é a região no qual ele está localizado. Para ser mais assertivo, responda às seguintes perguntas quando for visitar um potencial imóvel:

– As pessoas que transitam no local são o seu público-alvo?

– O local tem boa visibilidade?

– Há estacionamento próprio ou nas proximidades? Se não, é acessível para quem chega de Uber ou transporte coletivo?

– É seguro e bem iluminado?

– O imóvel precisará de reforma? Se sim, quanto custará?

– Como é a concorrência na região?

Lembrando que esses são apenas alguns dos aspectos importantes a serem considerados na escolha do ponto comercial. Dependendo de cada negócio, há outras características a serem avaliadas.

5 – Pense na estrutura da sua loja

Independentemente do tamanho da loja de cosméticos, é preciso muito mais do que prateleiras e estoques para começar a vender. Isso porque esses espaços necessitam de uma decoração bem específica, com espelhos, iluminação própria, cadeiras para maquiagem (se for o caso), cestinhas para as compras, e assim por diante.

Quem conhece lojas de cosméticos sabe que um espaço bem decorado faz toda a diferença na hora da compra. Por isso, invista na estrutura e, se possível, contrate um arquiteto especializado.

Essas foram algumas dicas iniciais sobre como abrir uma loja de cosméticos. Para mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog ou contate nossos profissionais para uma consultoria especializada!

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