Quem tem funcionários ou gerencia equipes sabe que o salário no final do mês não é a única coisa que mantém as pessoas motivadas e comprometidas com o propósito da empresa.
Se você se preocupa com o engajamento e bem-estar de sua equipe, continue a leitura e conheça as sete dicas para ter colaboradores, que preparamos a seguir!
1 – Tenha um plano de carreira e divulgue-o
Uma das ações mais importantes que você pode realizar para motivar seus transformar funcionários, ou seja, reconhecer o trabalho de seus em colaboradores é ter um plano de carreira.
Quando a empresa tem um plano de carreira bem definido e o divulga de maneira correta, ela mostra que valoriza o funcionário e se preocupa em retê-lo. Dessa forma, o engajamento da equipe acaba sendo muito maior.
2 – Dê autonomia a seus funcionários
É claro que os sócios e os gestores têm uma visão mais ampla sobre as estratégias e objetivos da empresa. No entanto, por causa da proximidade com clientes e processos administrativos, os funcionários muitas vezes têm ideias que podem facilitar muito a operação.
Por essa razão, é muito importante que o empresário esteja aberto a essas ideias e que, em determinadas circunstâncias, permita que os funcionários as ponham em prática. Isso aumenta a sensação de pertencimento e a segurança do funcionário, o que também contribui para o seu engajamento.
3 – Invista em capacitação da sua equipe
Uma empresa que investe periodicamente na capacitação da equipe só tem a ganhar em termos de produtividade. Além de mais qualificação, os funcionários conseguem ter uma visão mais ampla da empresa e dos seus objetivos.
Outro ponto importante é que os treinamentos favorecem a integração entre as pessoas. Nesse sentido, a boa comunicação é um ativo muito valioso que otimiza os processos internos de forma geral.
4 – Procure saber como seus sobre a vida e hábitos pessoais dos funcionários atuam e mostram suas expectativas no dia a dia da empresa
Existem formas simples de promover um bom ambiente de trabalho e, com isso, conquistar colaboradores.
Se você conhece os hábitos pessoais da equipe, saberá, por exemplo, quem estuda, quem pratica esportes, ou quem precisa buscar os filhos na escola.
Nessas situações, por que não negociar formatos alternativos de trabalho? Muitas vezes, flexibilizar horários ou adotar o home office pode até ser mais interessante para a produtividade. Além disso, faz com que o funcionário se sinta valorizado e seguro em relação à importância do seu trabalho na empresa.
5 – Crie um espaço para descanso em pausas rápidas
Essa prática já é comum em várias empresas e, normalmente, o resultado é bastante positivo.
Uma sala, mesmo pequena, com móveis confortáveis, plantas, café, eventualmente até uma televisão, pode recarregar as baterias no intervalo do almoço ou naquela pausa rápida à tarde. Isso proporciona uma sensação de aconchego e torna mais prazerosa a rotina da equipe.
6 – Promova eventos de integração fora da empresa
Por mais unida que seja uma equipe, sempre haverá momentos nos quais a rotina de trabalho se tornará mais pesada.
Uma boa forma de atenuar o cansaço e de aproximar ainda mais as pessoas é promovendo eventos fora da empresa. Um fim de semana de integração das famílias, um evento esportivo, ou um simples happy hour na sexta-feira são ações que promovem a integração e aumentam o senso de pertencimento da equipe.
7 – Reconheça os esforços e elogie-os
Os feedbacks são sempre importantes, pois é a partir deles que o funcionário conseguirá corrigir eventuais falhas. Porém, nunca esqueça de reconhecer e elogiar os feitos positivos de sua equipe.
O ideal é que isso seja feito de maneira sistemática e formal, como um comunicado à equipe sobre o atingimento de uma meta, ou um bônus coletivo, por exemplo. Essa é mais uma forma de conquistar colaboradores.
Gostou das nossas dicas? Então, acompanhe o blog da ACCONTABILITY E GESTÃO EMPRESARIAL para mais conteúdos como este!