Apesar da crise econômica, agravada pela pandemia, o setor de beleza continua bastante aquecido no Brasil. No entanto, assim como em qualquer outro segmento, existem diversos desafios enfrentados por salões de beleza, para os quais o empreendedor precisa estar sempre muito atento.
Pensando nisso, selecionamos cinco dos principais desafios enfrentados por quem administra um salão de beleza. Se você já atua na área, ou se pensa em iniciar um negócio como esse, continue a leitura e confira quais são eles!
1 – Alta rotatividade de profissionais
Também chamada de turnover, a alta rotatividade de profissionais é um dos problemas mais antigos de quase todo salão de beleza. Motivos como baixos salários, mau ambiente profissional ou procura dos melhores nomes pela concorrência são algumas das principais causas do vaivém de profissionais nesses estabelecimentos.
Como a maioria desses profissionais são autônomos, a sua dispensa acaba não tendo ônus financeiro para o salão. No entanto, é importante considerar os prejuízos que o troca-troca de pessoal pode causar ao negócio. Afinal, quem nunca trocou de salão de beleza para seguir o cabeleireiro (ou a cabeleireira) que conhece há anos?
Sabemos que a missão de manter os clientes satisfeitos é tão difícil quanto conquistá-los. Por isso, rever a remuneração do pessoal, proporcionar treinamentos e promover ações para manter um senso de equipe são fundamentais para esse propósito.
2 – Bons fornecedores
Além de bons profissionais, o salão também precisa oferecer produtos de qualidade, seja para a utilização nos serviços prestados e, também, para disponibilizá-los aos clientes. Inclusive, a venda após o serviço é algo que deve ser bem trabalhado. Isso porque, nessas situações, dificilmente o cliente deixa de levar o produto que utilizou no tratamento do cabelo, por exemplo, pelo fato de ele estar um pouco mais caro do que nas lojas.
Em outras palavras, bons produtos no salão, além de conferirem mais qualidade aos serviços, podem gerar excelente rentabilidade nas vendas. No entanto, para que haja lucro, é preciso saber comprá-los. Por isso, mantenha-se bem informado sobre as novidades e tendências desse mercado. Trocar ideias com sua equipe e acompanhar outros profissionais de beleza em redes sociais também ajuda bastante. E, muito importante, faça diferentes orçamentos antes de fechar uma compra (recomenda-se ao menos três) e certifique-se de que o fornecedor garantirá que você não terá problemas com a falta dos produtos.
3 – Precificação correta dos serviços
Para precificar corretamente, primeiro é necessário conhecer todos os custos envolvidos na operação. Nesse sentido, é importante estabelecer um padrão para os serviços oferecidos no salão e treinar a equipe.
Nesse treinamento, deve ser definido o tempo para o serviço, o tipo de material e a quantidade necessária para cada procedimento, e assim por diante. Observe também os gastos com água e energia, pois isso também precisará ser computado no custo.
Por fim, não esqueça de considerar as taxas da maquininha de cartão que você utiliza no estabelecimento. Esse custo financeiro também impacta a sua margem de lucro.
Para tanto, deverá saber quanto custa cada serviço oferecido, e isso exige que você tenha esses custos na ponta do lápis
4 – Estratégia de marketing
Uma boa estratégia de marketing para o salão de beleza vai desde uma boa campanha nas redes sociais até ações para fidelização dos clientes, como promoções ou cartão fidelidade, por exemplo.
Conhecendo o perfil dos seus clientes, você terá condições de entender qual estratégia funcionará melhor para o seu negócio. Preços promocionais quando você utilizar produtos de uma marca nova, cliente indica cliente, e ações do gênero podem trazer bons resultados.
5 – Assessoria financeira e contábil
Por fim (mas não menos importante), está a organização financeira e contábil do negócio. Assim como em qualquer segmento, é muito importante contar com profissionais especializados para cuidarem de formalidades e aspectos legais da empresa. Isso garante a organização das finanças, o cumprimento de obrigações fiscais e libera o empreendedor para cuidar do negócio em si.
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